sábado, 1 de março de 2008

TRABALHOS DESENVOLVIDOS

FUNÇÕES NA EDIÇÃO DIGITAL DE SOM

Edson Mayer
Lucas Nunes Ogliari
Marcos Calson

Dentre os muitos conteúdos de matemática trabalhados no ensino médio, a função tem um papel importante por sua gama de aplicações e, conforme a maneira de como é abordada, por sua complexidade. Podemos dizer que muitas vezes a aplicação de uma função passa despercebida e na medida em que começamos a estudar o conceito desse fenômeno conseguimos vê-lo como essencial em nosso cotidiano.
A idéia de trabalharmos com música em sala de aula mostrou-se coerente com nossos objetivos, já que a essa idade os alunos mostram-se fortemente apegados a esse tipo de arte. É normal, em gravações de estúdio, ao final de uma música, ouvirmos uma queda bem acentuada no volume até atingir o silêncio, ou seja, quando a “música vai baixando”. Esses efeitos são produzidos por softwares em estúdios de áudio (veja a figura), onde são feitas manipulações na amplitude da música chamadas fade out e fade in.
E o interessante nessas manipulações é que se utiliza funções para se determinar as características do volume ao decorrer do tempo como era esperado, já que lidamos com duas grandezas que são a intensidade do som e o tempo. É nesse momento que entra a função como uma correspondência entre essas duas variáveis, responsável pelo “desenho” do novo som. Esse trabalho permite ao aluno escutar uma função e perceber, por meio de seu sistema auditivo, as diferenças entre função crescente e decrescente, função linear e exponencial, entre tantas outras possibilidades.

  • Confira a apresentação do trabalho no vídeo abaixo e ouça uma função:

  • Clique aqui para assistir esse vídeo no Youtube.


BRINCANDO COM ROLDANAS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES

José Ivan

Lucas Nunes Ogliari

Rosane Scandolara Zeferino

Teresa Cristina Etcheverria

Esse trabalho foi realizado em uma disciplina do curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. A visita que realizamos no Museu de Ciência e Tecnologia – PUCRS serviu de inspiração para a idéia de construirmos um “brinquedo” que envolvesse roldanas, uma talha exponencial (veja a foto).
Nos conteúdos abordados no ensino médio, tanto na Matemática como na Física, é possível trabalhar de forma diferenciada, seja através de uma pesquisa ou de um material concreto. A nossa intenção no presente trabalho foi a de relacionar dois temas que normalmente são apresentados de forma fragmentada, descontextualizada e sem relacionar a Matemática com a Física.
Tivemos, então, idéia que possibilita aos alunos entenderem o movimento de forças e pesos, funções exponenciais, as relações matemáticas envolvidas nessas situações e a utilidade das roldanas no dia-a-dia.
O trabalho desenvolvido pode ser realizado em sala de aula, em grupos ou individualmente, pois todo o equipamento usado é de baixo custo e fácil de ser encontrado, por isso acessível, o manejo é simples e de fácil montagem e, além de tudo, é uma prática envolvente, desafiadora e divertida. Para saber mais sobre o trabalho, entre em contato ou baixe o texto integral.

Baixe o texto integral: BRINCANDO COM ROLDANAS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES. (o link estará disponível em breve).

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